Animação / Animação / Case / Personagens (storytelling)

APAGIB

Como a fomentar a economia circular através da educação?

Sobre o Cliente

A Associação de Produtores Agroindustriais de Brotas – APAGIB, foi constituída em 2003 por um grupo de pequenos e médios produtores agroindustriais. A associação tem por objetivo incentivar e fortalecer a agricultura sustentável e a estabilidade econômica da produção agrícola, através do fomento ao mercado local e ao justo comércio.

O Desafio

Através do Projeto “Pequenas Mudanças com Grandes Impactos”, a APAGIB tinha o objetivo de sensibilizar a comunidade local de que o pequeno ato de escolher alimentos regionais, faz com que sejam responsáveis por grandes impactos no fomento a economia circular.

A simples procura por esses alimentos gera a demanda necessária para incentivar a agricultura familiar de base agroecológica, a qual desenvolve práticas de produção que incorporam as questões sociais, políticas, culturais, energéticas, ambientais, éticas e principalmente de preservação dos recursos hídricos.

A Solução

Para sensibilizar a comunidade de Brotas, e manter a segurança de todos os envolvidos durante a pandemia da Covid-19, optamos pela criação de um curta-metragem animado, desenvolvido em colaboração com alunos do 4° ao 9° ano, de 13 escolas do município, utilizando da mídia educativa como veiculo de informação e educação ambiental.

Para isso, foram organizadas duas oficinais criativas remotas, as quais comportaram rodas de conversa com exposições a cerca da agroecologia, economia circular, e até mesmo, conceitos de produção e animação audiovisual.

Na ocasião, as crianças tiveram participação ativa na construção dos personagens do curta, realizando desenhos e textos que representassem as características físicas e psicológicas dos mesmos.

O Resultado

O resultado foi um curta animado, intitulado de “Os Guardiões da Água”, produzido em estilo graphic novel, com traços de mangá (histórias em quadrinhos de origem japonesa), e locução com participação especial de alguns jovens que fizeram parte das oficinas.

A realização do projeto e a produção do curta impactou diretamente alunos, pais, professores, agricultores e principalmente o time Oz, que hoje reconhece mais do que nunca a responsabilidade socioambiental e o impacto de um consumo consciente e sustentável.

Compartilhamos do sentimento de que com essa semente da educação, plantada no coração de todos os envolvidos, muitos outros “Guardiões da Água”, irão florescer e ajudar na construção de um mundo mais sustentável para todos.

Assista ao curta completo:

Os Guardiões da Água – Curta Completo