26/10/2012

Projeto Animando Vidas chega ao Rio de Janeiro

Com a participação de filhos de funcionários, projeto irá reforçar a segurança


Por André Camilo Bezerra da Costa
Jornalista | Eletrobras Furnas


Qual a relação entre crianças e segurança do trabalho? Para o Departamento de Prestação de Serviços de Recursos Humanos – RH.G esta relação pode trazer um retorno bastante positivo para Furnas. Foi iniciado neste sábado (20/10), em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, o inovador projeto Animando Vidas, que conta com filhos de funcionários para criação de uma grande campanha institucional em prol da segurança. A maioria das crianças são filhos de profissionais de Jacarepaguá que atuam em área de risco, mais especificamente, na manutenção de linhas de transmissão. 


As crianças participarão de três encontros no total e elas próprias, com o apoio dos cineastas da Oz Produtora, criarão um curta metragem no formato de animação com previsão de lançamento para toda a Empresa em dezembro deste ano. No primeiro dia, as 30 crianças inscritas no projeto participaram de atividades de integração e tiveram uma introdução à animação e ao tema segurança, trabalhando desta forma o imaginário infantil. Nos próximos dias desenvolverão habilidades de contação de histórias, desenho e redação de histórias em grupo.


O cineasta Hygor Beltrão Amorim explicou que as crianças serão divididas em cinco grupos e cada grupo escreverá uma história. Posteriormente, a equipe do projeto Animando Vidas reunirá estas histórias e formará um único roteiro de animação. Os desenhos das crianças servirão de inspiração para os traços dos personagens do curta, que terá como pano de fundo segurança no trabalho. Toda a criação está sendo gravada e no dia do lançamento o trabalho desenvolvido por trás dos panos será exibido.


O objetivo é exibir uma mensagem criada pelos filhos para os pais numa linguagem artística e didática, atingindo o emocional dos pais ao verem seus filhos desenvolvendo o projeto. Por outro lado, a criança aprende a desenvolver uma técnica complexa se divertindo. Como extrato final, o DPH.G pretende proporcionar uma mudança de cultura na Empresa.



Segurança levada a sério


 
Sylvio Lessa, engenheiro de segurança do DPH.G, disse que a iniciativa é uma das ações da Empresa para sensibilizar os colaboradores sobre a importância de utilizar diariamente as ações preventivas e de segurança, com o intuito de reduzir o número de acidentes no trabalho. “A segurança do trabalho não é única e exclusivamente uma responsabilidade do pessoal da equipe de segurança de Furnas, é um compromisso de todos em saber, sentir e fazer suas atividades de forma segura para não comprometer sua vida laboral”.


O DPH.G elaborou uma grade de palestras abordando segurança, nutrição, postura, psicologia e atividade física para os profissionais eletricistas de linhas de transmissão. Além das palestras, uma das ações a ser desenvolvida era indicada para a área artística com a participação dos técnicos. Foi neste conceito que o Animando Vidas foi inserido. “Quando conhecemos esse trabalho realizado pela Oz, imediatamente apresentamos aos nossos gestores que abraçaram a ideia. Começamos com o pé direito e acredito que teremos sucesso em sensibilizar nossos profissionais para a importância do tema segurança”.



Animando Vidas


 
Este formato de criação foi iniciado em 2005 de forma social em escolas. A produtora pretendia plantar sementinhas de mudança para uma sociedade melhor. Já foi desenvolvido para empresas e obteve resultados satisfatórios. O projeto traz um resultado social, que é o impacto positivo causado nas crianças, o corporativo, que é identificado no estímulo à força de trabalho para a mudança cultural e o resultado cultural do projeto, que é o curta metragem de três minutos. 
 


A principal peça artística do projeto, o curta, é indicado para participação em festivais e mostras de nível internacional. “Já tivemos um dos curtas, ‘O Menino Terra’, selecionado para o Circuito Tela Verde e será exibido em 2 mil locais por todo o Brasil. Isso mostra à criança que ela é capaz de fazer coisas que não imaginava e dá orgulho aos seus pais”, destaca Hygor. 


Os próximos encontros do Animando Vidas com as crianças de Jacarepaguá estão previstos para os dias 10 e 24 de novembro. 



 Mais publicações