22/07/2016

6 títulos para conhecer o cinema argentino

Rivalidades à parte, precisamos admitir uma coisa sobre nossos hermanos argentinos: eles mandam muito bem no cinema. Com dois Oscars em sua história, a produção cinematográfica na Argentina pode ser considerada uma das maiores pérolas latino-americanas. No post de hoje preparamos uma pequena lista com alguns filmes clássicos e contemporâneos que são indispensáveis para entender o cinema argentino. 

 

O segredo dos seus olhos 

 

O ator Ricardo Darín é um dos principais nomes do cinema latino-americano e, principalmente, do argentino. Neste filme ele está na pele de Benjamin Esposito, um oficial de justiça recém-aposentado que é obrigado a confrontar um caso marcante do seu passado. O Segredo dos seus Olhos, dirigido por Juan José Campanella, levou o Oscar de melhor filme estrangeiro de 2010. 

 

Relatos selvagens 

 

Este filme foi produzido em 2014 e também conta com a atuação de Ricardo Darín. A trama conta com várias histórias de uma realidade crua e imprevisível. Relatos selvagens faz uma crítica à sociedade dividida em uma linha tênue entre a civilização e a barbárie. Na Argentina, "Relatos selvagens" fez 3 milhões de espectadores, alcançando o patamar de blockbuster do país. O filme também participou da seleção oficial do Festival de Cannes em 2014, foi escolhido para representar a Argentina no Oscar 2015 e também abriu a edição passada da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

 

Um conto chinês 

 

Mais um filme com a participação de Darín. Sucesso de público no Brasil e na Argentina, Um conto chinês é um filme de 2011.  O longa começa com uma vaca caindo do céu e destruindo um pequeno barco aonde estavam um casal. A partir daí, nos deparamos com a história de Roberto (Ricardo Darin), um sujeito solitário que tem o inusitado hobby de colecionar reportagens de jornais de fatos bizarros. 

 

Medianeras 

 

Uma das características do cinema argentino é retratar realidades simples do cotidiano. O romântico Medianeras, de 2011, transforma a rotina da capital Buenos Aires em uma poesia contemporânea. O filme venceu o Festival de Gramado em 2011, sendo um sucesso de público e crítica no Brasil. Medianeras conta a história de um sujeito solitário que passa o tempo todo conectado na internet. Lá, conhece uma bela mulher. Os dois iniciam um relacionamento online sem nem saber que vivem um do lado do outro.

 

A história oficial 

 

Vinte e quatro anos antes de O Segredo dos Seus Olhos conquistar o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, A História Oficial se tornou o primeiro longa argentino a receber uma estatueta da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. O filme conta a história de uma professora de história que vive com o marido e a filha adotiva na Argentina da década de 80. Em meio a uma série de situações, a mãe resolve procurar informações sobre a família biológica da filha. 

 

Conhece outros títulos interessantes do cinema argentino? Compartilhe com a gente!



Galeria de Imagens

 Mais publicações