03/06/2016

Como a escolha das cores influencia nas produções audiovisuais?

As cores despertam sentimentos e podem ser usadas para transmitir diferentes mensagens para as pessoas. Quando o semáforo está vermelho, entendemos o alerta de parar o veículo. Se ele fica verde, sabemos que devemos seguir em frente. Devido a todo este condicionamento, as cores podem ser consideradas uma das formas mais poderosas de linguagem não verbal.


Desde que o audiovisual ganhou cor, elas são usadas para transmitir emoções e sentimentos. Por isso, a escolha das cores é estratégica e segue um padrão nas produções. A este padrão damos o nome de “paleta de cores” - usada para denotar o clima, o humor e a ideia de uma determinada cena.


No blog Movies in Color, a designer gráfica Roxy Radulescu mapeia a paleta de cores de um filme diferente por dia. É interessante notar como cada filme segue uma estrutura diferente. As cores determinam que tipo de sentimentos aquela produção deseja despertar no espectador.


Cores estratégicas


Além de emoções e sentimentos, a escolha das cores numa produção audiovisual pode indicar outras intenções, como o contraste em utilizar cores opostas para realçar uma pessoa ou objeto da cena.


O vermelho e o verde são muito utilizados em O Fabuloso Destino de Amelie Poulain para enfatizar cenas surreais – como quando o abajur de porco da Amelie conversa com ela. A paleta de cores também pode remeter a um período da história. Filmes que retratam épocas antigas tendem a utilizar tons de laranja, amarelo ou marrom.


Já em Moonrise Kingdom, do diretor Wes Anderson, a paleta de cores ajuda a contar a história do filme. Os dois protagonistas possuem suas próprias paletas, indicando aspectos da personalidade de cada um. Enquanto Sam tem cores que remetem à natureza - ele é um escoteiro - Suzy leva o contraste do vermelho, azul e verde água.

 

Da próxima vez que for assistir algum filme ou série, repare nas cores que são usadas. E lembre-se: elas não estão ali por acaso!



Galeria de Imagens

 Mais publicações