15/04/2016

Como a internet móvel evoluiu em tão pouco tempo?

Há 15 anos a sociedade foi apresentada a uma das principais inovações da era moderna: a internet móvel. Se alguém lá no passado me dissesse que esta tecnologia se expandiria tanto que nos tornaríamos dependentes de suas facilidades para nos comunicarmos, pagar contas e realizar tarefas básicas do dia a dia, eu, sinceramente, não acreditaria. Mas aqui estamos, lançando novas tecnologias ano após ano, numa velocidade cada vez maior. 

 

Você pode estar se perguntando: aonde chegaremos? A questão não é exatamente essa, mas sim onde chegamos em tão pouco tempo. Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que o smartphone já ultrapassou o computador e hoje é o principal aparelho usado para acessar a internet no Brasil. Em algumas casas, nem há computadores - o acesso à internet vem apenas do mobile. 

 

Alguns números

 

Em 2013, os computadores eram responsáveis pelas conexões em 42,4% das casas, enquanto celulares ou tablets respondiam pelo acesso em 11,5% do total. Em apenas três anos este cenário mudou drasticamente. Presentes em 76,6% das casas, os PCs caíram para a segunda colocação. Hoje os dispositivos móveis estão em 80% das residências brasileiras e lideram o acesso à internet. 

 

Vídeos em smartphones

 

Para a gigante dos vídeos Youtube, a expansão das tecnologias mobile beneficia o acesso a vídeos. Durante a MIPTV (Marché International des Programmes de Télévision), feira audiovisual internacional que acontece anualmente em Cannes, Susan Agliata, chefe do setor de conteúdo para marcas do Youtube, disse que 50% dos vídeos presentes no site são vistos a partir de smartphones. 

 

Segundo a executiva do YouTube, os usuários de telefones têm duas vezes mais chance de se sentirem em sintonia com o conteúdo exibido do que os espectadores da televisão. 

 

A melhor época é o agora!

 

Tentar prever o futuro empolga e nos estimula a projetar novos cenários. Em meio a tantos avanços, uma coisa é certa: chegamos ao tempo em que as mudanças acontecem de uma forma rápida. Cabe a nós aproveitarmos as facilidades que elas nos proporcionam. E aquela velha frase “no meu tempo era bom…” pode ser substituida para: “hoje é a melhor época!”. 

 

A internet móvel caiu nas graças da população por diversos motivos, mas o principal é: ela facilita nossas vidas. Que as novas evoluções apareçam e possam melhorar ainda mais a nossa rotina! 



Galeria de Imagens

 Mais publicações