17/03/2016

Navegando em novas águas: como foi o Rio Content Market 2016

Nosso time pegou a ponte aérea rumo à Cidade Maravilhosa levando alguns dos projetos da Oz Cultural ao Rio Content Market. O evento internacional, é inteiramente dedicado à produção de conteúdo audiovisual e contou com a participação de diversos canais de TV aberta e fechada, entre eles Globo, SBT, Record, Canal Curta!, Cine Brasil TV, GNT, Sony, Fox e players de outras plataformas como a Netflix e o YouTube, além, é claro, de órgãos públicos como a Agência Nacional de Cinema (Ancine).

 

O encontro mostrou o otimismo do setor. Ainda bem, não é? Segundo o presidente da Ancine, em 2015 as produções nacionais cresceram 40%. A prova disso foi a participação massiva de investidores. De acordo com o evento,  eram mais de 1.000 players participando das Rodadas de Negócios, em que produtoras apresentam projetos de diversos gêneros e formatos de conteúdo audiovisual. E nós fomos uma delas!

O Rio Content Market 2016 foi uma grande oportunidade de apresentar  nossos projetos para importantes players do mercado. “E Por Falar em Cerveja”, uma série sobre cervejas artesanais, e “Jequitinhonha em Resistência”, um documentário sobre as comunidades tradicionais do Alto do Vale do Jequitinhonha, foram selecionados para participar das rodadas de negócio, apresentados e negociadosdiretamente com possíveis canais interessados. 

E por falar em “outros formatos de conteúdo audiovisual” o RCM dedicou parte da programação para discutir a internet das coisas e, claro, realidade virtual e aumentada, apontadas como uma forte tendência no segmento. Também foi discutida a regulamentação de serviços de conteúdo on demand e questões técnicas e jurídicas sobre produção audiovisual.

Mas não só de oportunidades de novos negócios é feito um Rio Content Market! Além de aprender e fazer muito networking, esta edição do RCM teve participação de figurões internacionais como o  produtor de TV e cinema Steve Golin (Mr. Robot, True Detective, Spotlight e O Regresso), a roteirista e produtora Melissa Rosenberg (Jessica Jones e Dexter) e dos produtores Howard Gordon (Homeland e 24 Horas) e Rhys Ernst (Transparent), e muitos outros. 

STEVE GOLIN (Mr. Robot, True Detective, Spotlight e O Regresso)

 

Ao todo, o evento contou com a participação de cerca de 3.700 pessoas, nesta que foi a sexta edição do RCM. Além das rodadas de negócios e palestras, o evento apresentou ainda keynotes de exposição de conteúdo, cases e projetos em pitching nos gêneros ficção, documentário/factual e kids em um espaço dividido em sete salas, áreas de exposição em estandes, lounges de convivência e claro, terraços ao ar livre para apreciar o cenário cinematográfico do Rio. 



Galeria de Imagens

 Mais publicações