04/03/2016

Conheça as 5 animações indicadas ao Oscar 2016

Comentários de Glória Pires à parte, a festa do Oscar foi cheia de glamour. Teve DiCaprio recebendo a primeira premiação de sua carreira, apresentação emocionante de Lady Gaga e discursos sobre meio ambiente, preconceito racial e pedofilia. 

 

Destaque para Mad Max, que saiu do Teatro Dolby com 6 estatuetas douradas. O super estimado O Regresso - indicado em 12 categorias - levou apenas 3, uma delas finalmente consagrando o ator Leonardo DiCaprio (mas ninguém se esquece mesmo é do Titanic). O melhor filme ficou com Spotlight, que também ganhou como melhor roteiro. 

Mas vamos falar sobre o que mais gostamos: as animações. Diferente de Glorinha, que afirmou não ter assistido nenhuma delas, nós assistimos e garantimos: vale a pena ver todas! Até porque animação não é só “coisa de criança”, como muitos acreditam. Mas vamos deixar esse assunto para um próximo post. 

 

Divertida Mente 

Vencedor na categoria melhor animação, Divertida Mente emociona ao retratar os sentimentos de uma menina de 11 anos, que enfrenta mudanças importantes em sua vida quando seus pais decidem deixar a sua cidade natal para viver em São Francisco. Mesmo torcendo para o brasileiro O Menino e o Mundo, sabíamos que o sucesso da Pixar era o preferido da noite.  

 

O Menino e o Mundo

O representante brasileiro no Oscar 2016 é uma animação que valoriza o minimalismo, feita através de rabiscos simples em 2D que sugerem a ingenuidade do personagem principal. O filme tem um tom lúdico e surrealista, mas não se engane: ele é político e faz uma crítica aos meios de produção capitalistas. 

 

Anomalisa

O filme é uma interessante animação em stop-motion, que foi financiada através de crowdfunding. Anomalisa retrata a vida de Michael Stone, um palestrante motivacional que acaba de chegar à cidade de Connecticut, nos EUA. A história e os diálogos são simples, embora reveladores e emocionantes. Há humor e até sensualidade (têm nu frontal) nos bonecos. 

 

Shaun, o carneiro

O filme da Aardman Animations, dos mesmos realizadores de A Fuga das Galinhas, apresenta um cenário campestre utilizando a técnica de stop-motion com personagens de massinha - o que dá um trabalhão de fazer. O mais curioso desta animação é a ausência de diálogos. 

 

As memórias de Marnie

Uma produção do Studio Ghibli, cultuado estúdio de animação japonesa responsável pelo filme A Viagem de Chihiro, vencedor do Oscar de melhor animação em 2003. O longa conta a história de Anna, uma menina de 12 anos que mora com os pais adotivos. Em termos de animação, é um belo filme, mas peca em conteúdo - roteiro simples com uma solução previsível. 

 

[BÔNUS - MELHOR CURTA] Bear Story

Além dos 5 indicados ao prêmio de melhor animação, vale falar também do ganhador na categoria melhor curta de animação. Bear Story representou a América Latina nos títulos vencedores Oscar. O curta chileno foi feito em diorama, uma representação de cenário em maquete, e conta a história de um urso que é tirado da sua família para trabalhar em um circo.



 Mais publicações