12/02/2016

2016: O ano da realidade virtual

A realidade virtual está tomando conta dos videogames, celulares, filmes, hardwares, acessórios, softwares e outros meios que também utilizam o audiovisual. Uma empresa de análise de mercado chamada SuperData Research prevê que a Europa será o carro-chefe da realidade virtual neste ano, com US$ 1,9 bilhão em vendas de produtos com essa tecnologia. 

 

A América do Norte aparece logo em seguida na pesquisa, com US$ 1,5 bilhão, depois a Ásia (US$ 1,1 bilhão) e o resto do mundo somando US$ 0,6 bilhão. A empresa prevê ainda que a realidade virtual gere US$ 5,1 bilhões em vendas em 2016, com uma base de 38,9 milhões de consumidores, de forma que se torne uma das principais na indústria de novas tecnologias. 

 

E a prova de que a realidade virtual está com tudo neste 2016 é a Consumer Electronic Show (CES 2016), uma feira de tecnologia que aconteceu logo nos primeiros dias do ano em Las Vegas. No evento, além de conferir os já conhecidos óculos de realidade virtual - que permitem uma visão em 360 graus - a novidade foi o sofá que treme a partir dos movimentos que se passam na TV. 

 

O sofá é uma criação da empresa francesa Immersit, que criou um sistema para fazer os móveis entrarem nas cenas vistas em óculos de realidade aumentada e se mexerem conforme a ação. 

 

 

 

A tecnologia que faz o sofá se mexer já está presente em poltronas de cinema, conhecidas como 4D. Mas a ideia da empresa francesa pretende levar essa experiência para dentro da sala de estar dos usuários. A expectativa é que o produto chegue ao mercado no fim do ano por US$ 1 mil. 

 

Estúdios independentes também têm mostrado interesse em produzir novas peças utilizando a realidade virtual. Só em 2015, haviam 829 games em desenvolvimento com a tecnologia. Ao que parece, a indústria de videogames é a que mais tem apresentado interesse pela nova experiência virtual. 

 

Mas sabemos que esse mercado pode ir muito além dos videogames. Vamos aguardar os próximos passos da realidade virtual no audiovisual, a garantia é de revolução no mercado audiovisual! 



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