21/09/2015

Como a final de MasterChef colaborou com o casamento entre TV e Twitter

O MasterChef BR, produzido pela Band, teve tudo o que um típico programa da tv aberta procura ter na atualidade: suspense, enrolação e o tesouro (que poucos sabem usar) conhecido nos corredores acadêmicos dos cursos de comunicação como mídias convergentes.

Que a TV está tentando se reinventar em meio à maré digital não é novidade pra ninguém. Mas convergir as mídias ainda é uma estratégia que precisa ser aprimorada. Na final do MasterChef, o que se viu foi a tentativa de colocar o Twitter dentro da TV. E aí não coube, porque lugar de twitter é na internet e lugar de TV é na TV. Cada um tem seu espaço e é por isso que a convergência entre os dois tem dado certo (não em todos os casos).

O casamento TV e Twitter já dura alguns anos. Um estudo feito pela eCGlobal Solutions, empresa especializada em metodologia de pesquisa online, apontou que 86% dos brasileiros gostam de comentar em suas redes sociais sobre o que assistem na telinha. Entre os públicos mais engajados em comentar o que assiste, estão os públicos de TV por assinatura e que consomem programas do tipo reality shows.

E foi aí que a Band e o MasterChef acertaram desde o início. Trouxeram os comentários em tweets de celebridades e pessoas comuns para o programa. Na parte de cima da tela havia um contador de tweets – que no último dia contabilizou mais de 1 milhão de postagens com a hashtag #MasterChefBR. Se isso não é sucesso, porran, eu não sei dizer o que é.

Ficamos impacientes com a enrolação até o anúncio do vencedor do programa. Mas permanecemos com a TV ligada até o fim. Ou seja, por mais que a demora tenha deixado os expectadores irritados, a estratégia funcionou. Os patrocinadores agradecem.

O auge da convergência entre TV e internet durante a apresentação do MasterChef foi o nome do vencedor sendo postado primeiro no twitter. Uma metáfora interessante apontando que a informação sempre chega primeiro na internet.

 

Com acertos e falhas, a Band arriscou e inovou. Twitter e TV continuam caminhando juntos, cada um deles desempenhando o seu devido papel. E agora que ficamos órfãos de mais um reality show, qual será o próximo programa da tv aberta brasileira que vai bombar no twitter? Façam suas apostas! 



Galeria de Imagens

 Mais publicações