27/07/2015

Técnica whiteboard: soa familiar?

Já ouviu falar da técnica whiteboard? Nada mais é do que um vídeo de animação feito num fundo branco, como os quadros brancos da escola, sabe? Daí o nome whiteboard: quadro branco.

Como funciona?


Dá para conseguir o efeito de várias maneiras! É possível tanto usar softwares como apenas filmar o desenho em cima de um quadro, resolvendo o tempo e a narração na pós-produção. De qualquer forma, é uma técnica relativamente simples, pois não exige tanta pré-produção. Você só precisa de um computador, algumas canetas e uma superfície branca. E uma câmera, claro.

Mudando a didática

Essa técnica é muito legal porque possibilita que tópicos mais difíceis sejam explicados de forma muito mais fácil e envolvente.

Há o estímulo visual do vídeo e a narração. É possível fazer desenhos, esquemas, escrever o que for necessário… e o visual fica sempre limpo, pois é tudo feito em um fundo branco. Há um tempo atrás houve a moda dos vídeos Draw my life, ou Desenhe a minha vida. Eram vídeos todos feitos com essa técnica explicando a história de vida de quem fez o vídeo.




Usando a ferramenta a seu favor


Afinal de contas, quem não quer aproveitar da didática que a técnica oferece? Seja para explicar os benefícios de um produto, seja explicando um tema mais espinhoso… O canal ASAPScience, no Youtube, é um ótimo exemplo! Eles pegam vários temas científicos e destrincham, tudo isso em um quadro-branco.



A técnica virou febre justamente por sua simplicidade. Não precisa ir muito fundo nas pesquisar para achar vídeo e mais vídeos de empresas, canais e pessoas aleatórias falando sobre os temas mais diversos.

Aqui na Oz nós já produzimos vídeos muitos legais usando whiteboard! Checa só:





E aí? O que você acha dessa técnica?



  • Tags

 Mais publicações