03/07/2015

A importância dos vídeos como estratégia de marketing

É sabido que estamos consumindo muito conteúdo audiovisual, seja ele em forma de filmes, animações, séries, vlogs e um sem número de outros formatos que surgem a cada dia. O crescimento massivo do Youtube, Vimeo, Vine etc., os inúmeros vlogueiros que fazem carreiras com seu conteúdo e todos os memes que surgem de vídeos, são alguns dos fatores que comprovam que, de fato, nossa cultura está bem atrelada ao vídeo.

Também precisamos dizer que nossa sociedade busca comodidade e lazer. O crescimento de serviços on-demand, aqueles que você escolhe a hora que assiste, pela TV ou computador, como Netflix, Popcorn time e outros, influenciaram a criação de serviços como HBO Go e Telecine Play, fazendo com que a tradicional TV se adequasse aos novos modelos e demandas de seu público.

Mas como fazer de vídeos uma estratégia de comunicação e marketing?

Mais do que nunca vemos a necessidade de mudar a forma como pensamos propaganda. Ou como fazemos propaganda. Acontece tudo mais rápido, de forma mais ágil e temos acesso a métricas que mostram quão bem ou mal um conteúdo está sendo recebido.

Por que não entregar o conteúdo em forma de vídeo uma vez que já entendemos que cada dia mais as pessoas buscam por esse formato?

Segundo a Shutterstock, plataforma de imagens e vídeos, em janeiro de 2014, 86% dos internautas brasileiros assistiram 161 vídeos, e 1 em cada 6 vídeos foram assistidos através de um dispositivo móvel. Além disso, mais de 4 bilhões de dólares foram gastos com isso só em 2013!

Vídeos são importantes porque:

1. São didáticos: informações que podemos ver são gravadas por nossa mente de forma muito mais fácil;

2.Emocionam: aquilo que vemos pode nos tocar de forma mais profunda. Pense em todos os vídeos de bebês e animais que você já viu. Não dá um quentinho no coração?

3. São compartilháveis: com um clique seu vídeo pode ser compartilhado para inúmeras redes de contatos;

4. Atendem a um público segmentado: é possível produzir para nichos do mercado, algo que na televisão é bem difícil;

5. Têm resposta mais rápida: o feedback é instantâneo!

6. E brincam com fenômenos mais rapidamente: quem não lembra dos vídeos maravilhosos Rewind do Youtube, brincando com os memes e fatos marcantes do ano dentro da plataforma? Um texto não cumpriria a missão com essa maestria;

7. Chamam a atenção: um conteúdo interessante prende a atenção de quem assiste, mais do que uma propaganda faria;

8. Podem ser vistos e revistos: afinal, quando aquela expressão ou música fica na nossa cabeça é impossível não voltar para rever (e rir de novo, se for o caso!);

9. São lembrados mais facilmente: pergunte a seus pais ou avós sobre os comerciais da infância. O vídeo fica muito melhor gravado em nossa mente do que outras mídias;

10. São interativos: bem, podem ser interativos. O vídeo na internet detém esse potencial, e esse é um diferencial importantíssimo!

E para terminar, exemplos:


Aqui estão alguns exemplos que encontramos, que demonstram tudo o que falamos:







Agora já sabe o porquê de usar vídeos na comunicação da sua marca!



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