29/05/2015

A estética de Mad Max

Já viu o trailer de Mad Max? Sabe que filme é esse? Está acessando todos os dias o site do cinema para saber se tem em 3D?

Se você esteve em Marte essa semana e não sabe do que estamos falando, podemos explicar:

Mad Max é uma trilogia da década de 80, dirigida por George Miller. Conta a história de um policial, Max, que vive numa Austrália distópica dominada por uma gangue de motoqueiros. Foi um sucesso na época e este ano ganhou uma continuação, que está sendo muito bem falada por aí.

Qual o motivo de tanto auê? Vários, dentre enredo, sequências de ação, fotografia… mas nós queremos mesmo é falar do visual do filme.

Já falamos aqui no blog da importância da iluminação e da fotografia para criar uma atmosfera, uma sensação em quem assiste. Mad Max faz isso com perfeição em uma história onde não há esperança ou luz no fim do túnel, a forma encontrada para demonstrar isso foi abusar dos tons de sépia.

Os cenários desérticos, sujos, em tons sempre terroroso e quentes, aliados à coloração amarronzada da fotografia, nos passa a impressão de calor, sujeira e também desconforto. Nos momentos de maior tensão, isso é intensificado. Se o filme fosse em tons de azul, por exemplo, a sensação sumiria.

Outro ponto que vale o destaque são as cenas de ação. Este filme está sendo pensado desde 2003 e todas as tomadas foram roteirizadas em storyboard. Cada detalhe foi pensado invidualmente com a intenção era deixar o espectador sem fôlego. E obtiveram êxito! Já tem quem diga que depois de Mad Max, os filmes de ação terão trabalho para chamarem atenção.

Só de assistir o trailer nós já conseguimos ter uma ideia da maratona que é o filme. Cenas enormes, críveis e executadas com maestria. Não para impressionar quem assiste, como os filmes blockbuster que vemos por aí, mas com um motivo: desenvolver da forma mais plena enredo para demonstrar toda a complexidade da obra.

Assista ao trailer agora e veja se não estamos certos em tantos ao tecer elogios:



Já assistiu? Conte nos o que achou!



  • Tags

 Mais publicações