16/04/2015

A importância da iluminação

Porque a iluminação é tão importante? Dentro de um set existem várias funções. Temos os atores, os câmeras, o diretor, o figurinista, o pessoal da produção... e temos o diretor de fotografia! É ele que cuida de todo o visual que o filme ou curta terá. Se será uma vibe mais sombria, mais alegre, tudo isso de acordo com o roteiro. Ele decide qual câmera, ângulo, sequência e tipo de iluminação serão usados para alcançar o objetivo pretendido para compor, junto com o roteiro a ambientação perfeita.

Mas para decidir especificamente como será a iluminação é necessário um conhecimento mais aprofundado. Aquele que só o gaffer, ou chefe da iluminação, tem. Ele que, com as orientações do diretor de fotografia, dá os “corres” necessários para fazer a mágica acontecer.

E que diferença isso faz no produto final?


Toda! A iluminação correta tem o poder de ressaltar ou esconder detalhes, de deixar a cena toda mais acolhedora ou aterrorizante e qual será a nossa impressão assistindo aquilo.

A banda francesa Opale utilizou justamente efeitos de iluminação para causar mudanças no rosto de uma mulher e o resultado ficou show!

O teaser, já que não lançaram o clipe todo, você checa abaixo:

Sparkles and Wine - Teaser from Nacho Guzman on Vimeo.


Nós aqui da Oz trabalhamos com isso o tempo todo. Repare no clima de cada cena desse vídeo: o que você sente em cada uma?

VT Móveis Paulista from Oz Produtora on Vimeo.

 

 

O que achou?



  • Tags

 Mais publicações