05/09/2014

Produção: o que é, quem faz, como faz?

Quem vê um vídeo pronto não imagina a quantidade de pessoas envolvidas em sua produção e nem a diversidade de profissionais que são necessários.

Por isso, para que saiba melhor sobre como tudo funciona, vamos apresentar nossa equipe, começando pela nossa produtora, Amanda Castro.
Fizemos algumas perguntas sobre o que ela faz, confira abaixo:

1 - O que faz um produtor?

O produtor é a pessoa responsável por definir prazos, organizar demandas e prioridades, fazer a conexão dos "jobs" com a equipe, alinhando os prazos internos e externos, organizando e dando continuidade aos "jobs" e as demais necessidades que eles possam apresentar.

Ele, basicamente, é o responsável por dar suporte para que os jobs ocorram da maneira mais fluida e orgânica possível, fazendo a ponte entre clientes, "freelas" e equipe. O produtor é a pessoa que está presente desde a concepção do roteiro até a finalização e entrega dos "jobs".

2 - Quando escolheu ser produtora? O que estudou?

Eu estudei Imagem e Som na UFSCar e, na verdade, fazer produção para mim não foi exatamente uma escolha, mas sim um caminho natural, eu sempre gostei e me envolvi com diversas áreas do meu curso no decorrer da graduação e, pra mim, sempre foi difícil o fato de eu ter que escolher exatamente uma área em que eu tivesse que me especializar. Eu vi na produção uma ótima oportunidade para trabalhar com todas as áreas que eu gostava. 

Fazendo produção eu posso acompanhar todas as etapas de realização de um filme - o que é mágico porque você vê as coisas acontecerem, desde a primeira ideia, que surge no briefing com o cliente, até o "export" final do vídeo. É como transformar ideias em realidade! - diz Amanda rindo.

Fora que, em geral, trabalhando com audiovisual, você está sempre em contato com projetos e ideias diferentes, é difícil cair em uma rotina de trabalho, porque cada job é único e as ideias e modos de execução estão sempre em constante evolução.

3 - O que faz de alguém um bom produtor?

Eu diria que organização para lidar com a quantidade de informações e coisas que acontecem ao mesmo tempo, flexibilidade para lidar com diferentes pessoas e "jobs". Amor pelo que se se faz, porque quando você ama o que faz, você vai fazer melhor e café! - pontua Amanda, rindo mais uma vez.

E terminamos nossa entrevista com uma boa xícara de café!

Tem alguma pergunta que queira fazer? Envie pra gente!



Galeria de Imagens

 Mais publicações